Início > Artigos, Meio Ambiente > 5 de Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente


Olá!

Dia 5 de Junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Eu sei que este post está um pouco atrasado, mas como o blog ainda está começando, vamos lá…

Por que esta data é importante?

O Meio Ambiente é o lugar onde vivemos. É toda a fauna e a flora. É a pedra, a terra, a atmosfera. Ecossistema. São desde os minúsculos microorganismos até chegar ao ser humano. Tudo isso compõe o meio ambiente.

E tirando qualquer um dos elementos que o compõem, o Meio Ambiente muda.

Somente para ilustrar um pouco mais, semana passada, estava vendo no canal TLC, que diversas espécies de rãs estão desaparecendo. Começando do Norte da América e descendo. A causa é um fungo, que se espalha pelo ar e ataca justamente a pele das rãs (rã respira pela pele) impedindo a rã de respirar.

E já há diversas florestas onde não há mais rãs. O resultado imediato disso: muito mais insetos no ar, o piso muito mais escorregadio (os musgos crescem livremente), e a longo prazo, pode afetar inclusive a população de cobras, que se alimentam basicamente de rãs.

Isso tudo, foi só para ilustrar o impacto que causa a falta de uma pequenina rã no nosso meio ambiente.

Agora, imaginem só, o impacto de algo maior. O que aconteceria se sumisse a água. Se seumissem as árvores ou se sumisse o ar que respiramos…

As condições para vida na Terra reduziriam drasticamente…

E, como podemos contribuir para o Meio Ambiente?

Uma resposta muito dada hoje em dia é Sustentabilidade. Principalmente agora, que a humanidade está notando que os recursos naturais não são infinitos, e o mais crítico: nós dependemos desses recursos naturais.

Sustentabilidade é conseguir produzir sem agredir esses recursos naturais, utilizando de recursos renováveis, sem que comprometa as próximas gerações de terem as suas necessidades atendidas.

Consumo sustentável é consumir somente itens produzidos de forma sustentável, aliás tanto se falando de recursos naturais como de recursos sociais.

Nosso papel, é privilegiar produtos e empresas que tem esta filosofia. Empresas que tentam, de uma forma ou de outra, produzir sustentavelmente. O Meio Ambiente agradece.

Neste link, do site Meu Mundo Sustentável, é possível ver alguns produtos verdes que já estão disponíveis nos supermercados. E é possível ver também que vários desses produtos, mesmo sendo um pouco mais baratos, estão encalhados nas prateleiras…

Além de diversas outras iniciativas que podem facilmente ser executadas como: apagar as luzes, economizar água, separar o lixo para reciclagem, e até reduzir o consumo de carne (este ponto, eu comento outra hora)…

No Brasil, no meu ponto de vista, a adesão a certas iniciativas ainda é muito baixa. Por exemplo: Quem apagou as luzes na Hora do Planeta (aquela hora em que apagaríamos as luzes por uma hora?

Quem deixa o carro na garagem, no Dia Mundial sem Carro?

Pois é, amigos… Apesar de tudo isso, ainda temos que trabalhar e produzir, pois vivemos em um mundo capitalista. E precisamos de dinheiro, para atender às nossas necessidades básicas… Mas podemos contribuir muito para o Meio Ambiente.

É só praticarmos pequenas ações, pequenas iniciativas, que de uma forma ou de outra, contribuem para o Meio Ambiente. E devemos fazer coisas pelo bem do Meio Ambiente, não somente no Dia Mundial do Meio Ambiente, mas sim, todos os dias…

Abraço.

Alexandre

Anúncios
Categorias:Artigos, Meio Ambiente
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: